Mês passado vi no instagram um reel* de uma moça explicando a diferença dos desenhos de baixo estímulo e de alto estímulo. Os desenhos de alto estímulo são aqueles que têm muitas cores, sons, bonecos coloridos pulando e chamando atenção, ensinando a contar etc muito comuns atualmente mas eu não conheço nenhum para exemplificar aqui (será que galinha pintadinha conta?).
E os desenhos de baixo estímulo são aqueles com histórias completas, com começo meio e fim, cores sóbrias, músicas mais baixas, personagens com contexto, como Os Camundongos Aventureiros, Irmão Urso, Timothy vai à Escola, Caillou, As Trigêmeas… quais você assistia?? Eu posso passar o dia aqui listando os desenhos que eu via com minha mãe e com meu irmão - e que ainda assisto de vez em quando.
Percebi que da mesma forma que eu não gosto desses desenhos super chamativos, atualmente tenho também buscado assistir produções sem todos esses estímulos, CGIs e plots mirabolantes.
Tudo começou com os vlogs que tenho assistido no youtube, com mais conexão e profundidade, menos grandes edições, e foi em um desses vlogs da Mayara** que eu vi a indicação do filme Dias Perfeitos. Guardei o nome, pesquisei e só achei o bendito no Prime Video, tendo que pagar mesmo já sendo assinante, e na plataforma de streaming da Mubi, que eu sabia apenas da existência até então, e eu não tive escolha a não ser assinar pelo menos para ter os sete dias grátis e matar o que tava me matando.
Antes de continuar a história, vamos falar dele:
Dias Perfeitos dirigido por Win Wenders
Aqui conhecemos um senhor vivendo dias comuns como um faxineiro de banheiros públicos no Japão. Penso nele como um servidor público porque (1) eu sou servidora pública e me identifiquei com seus prazeres diários e como ele trata o próprio trabalho e (2) minha avó, hoje aposentada, foi servidora pública por muitos anos limpando os banheiros públicos da minha cidade natal com uma dedicação similar.
O nome dele é Hirayama e ele tem uma rotina. Nós acompanhamos essa rotina. Dia após dia. Até chegar o final de semana. Depois começando outra semana. E outro final de semana. Alguns contratempos acontecem mas ele aproveita isso também, eu gosto disso.
Meu colega quer levar a namorada de um canto a outro usando meu carro? Não estou muito feliz com isso mas vamos lá, no caminho descubro que uma pessoa dessa geração gosta do tipo de música que eu gosto e de quebra ainda conheço uma loja de toca fitas, como nos velhos tempos, depois vou para casa, janto qualquer coisa e durmo depois de ler um pouco o livro da vez.
E a gente vai acompanhando a rotina e os contratempos, os desabores e as delícias de ter um emprego estável que permite que ele se concentre no agora independente de qualquer coisa. O agora sempre existe para ser contemplado e isso basta. Para mim, parecem alguns canais que assisto no youtube, posso deixar uma lista deles que me fazem apreciar o silêncio.
Bom, depois de conhecer Hirayama, eu quis mais e comecei a vasculhar e salvar os filmes da Mubi na minha lista “para assistir”, a maioria dos filmes eu nunca tinha visto, alguns apenas por alto, bem poucos vi em algum lugar, senti vontade de assistir e depois deixei para lá. Fui salvando.
E fui atrás de cancelar a assinatura, que meu namorado não me deixou esquecer, e parece que eles me deram mais alguns dias de graça!? Não sei se se compadeceram quando na justificativa do cancelamento eu relatei que assinei para assistir um filme específico mas que planejava voltar a assinar no futuro (talvez seja apenas como as coisas funcionam mas eu fui sincera e me senti amada).
Resolvi, então, fazer uma lista escrita no meu caderninho para não me perder e aproveitar o tempo e a aplataforma ao máximo.
Corpo e Alma dirigido por Ildikó Enyedi
Esse foi o escolhido assim que cheguei em casa e guardei as compras da feira. Fiz um vlog desse dia mas não filmei quando assisti ao filme.
No começo, pode parecer que não mas tem muita sensibilidade aqui. A história acontece em um matadouro de bois e isso me fez me perguntar em vários momentos o porquê de terem escolhido esse ramo que a empresa iria seguir para fazer os personagens se conhecerem. Não poderia ser um escritório? Mas talvez ficasse parecendo The Office ou 500 dias com ela. Não podia ser um criadouro, então? Mas aí tinha uma fala de um personagem que não iria caber e eu não ficaria intrigada. Mas aí poderiam adaptar para o contexto…
Até ver uma cena no final que me fez lembrar do matadouro de bois, gostaria que você assistisse para comentar comigo se estou ficando louca nos meus linques. O legal nisso é praticar a atenção plena no presente para não perder nada então não posso dividir um filme para assistir em dois dias (faço muito isso) ou pegar no celular, posso perder alguma coisa, inclusive o ritmo, que também pode me dizer algo.
Nesse filme conhecemos pessoas normais e suas esquisitices. Mas há algo entre duas delas que é muito estranho: as duas sonham a mesma coisa durante a noite. E quando descobrem essa sincronia, começam a conversar sobre isso, o que faz com que se aproximem. Uma das pessoas envolvidas não se relaciona muito bem e procura aprender como fazer isso. Me identifiquei aqui.
Talvez não da mesma forma ou com a mesma intensidade mas perceber que tem uma limitação que impede a ligação mais profunda com alguém e procurar resolver isso senão vai perder a pessoa e ela merece mesmo o melhor… é como eu particularmente conheci o amor pelo cara legal com quem quero viver para sempre.
Por coincidência, essa pessoa do filme também gosta de tudo bem limpo. E os canais do youtube que mais me fazem prestar atenção no agora e no silêncio são pessoas que estão fazendo coisas muito humanas como cozinhar, desenhar e… limpar.
Ainda não terminei minha lista de filmes e, caso você também queira conhecer a plataforma, que tal se inscrever e ganhar um mês para aproveitar de graça? Clicando nesse link para assinar a Mubi, você e eu ganhamos um mês sem precisar pagar para assistir, vamo??
Enquanto isso, tenho alguns pratos para lavar me esperando na cozinha. Nada como uma boa limpeza para gente focar no agora.
Foto de Jan Kopřiva na Unsplash
*
** Canal da Mayara Batista aqui.
Alguns canais no youtube de pessoas limpando, cozinhando ou apenas vivendo que eu adoro:
Cook Kafemaru cozinha muito, ASMR de cozinha <3
Plan D cozinha, limpa, acampa e tem muitos hobbies.
Hamimommy limpa, cozinha e mostra o dia a dia com sua filha e marido.
Tami é brasileira e mora no EUA, ela cozinha, faz exercícios e conversa com a gente, tem uma vibe calminha e relaxante.
Julia também é brasileira e mora no EUA, ela conversa com a gente sobre os livros que anda lendo, a nova câmera antiga que comprou, a volta aos estudos… além das lives e a consciência de classe dela e do marido.
Essa é uma das minhas wishlists da amazon caso queira me mandar alguma coisa: https://www.amazon.com.br/hz/wishlist/ls/1WYK4936YK437?ref_=wl_share ♥
Caso queira comprar algo para você na amazon, use meu link de afiliado, assim vem uma pequena comissão para mim sem você gastar a mais: https://amzn.to/4dp0oCe ♥
Obrigada pelo seu tempo e até a próxima,
beijo.
Eu preciso assistir esse filme! Toda newsletter que eu leio fala dele! Quando for assistir vou usar seu link, obrigada!!!!
Wim Wenders, diretor de Perfect Days é uma dos meus cineastas preferidos. Os filmes dele sempre me tocam pela sutiliza e sensibilidade que atravessam a nossa humanidade. Caso não tenha assistido, recomendo muito "Paris, Texas" e " Asas do Desejo". =) adorei essa edição!